18 de fevereiro de 2013

Segunda Saudável: Tâmara

Google Imagens

Apreciada por seus frutos doces, a tamareira é uma das árvores mais antigas que conhecemos. São cultivadas no norte da África há pelo menos 8000 anos. Estas árvores do deserto são extremamente férteis e produzem mais de 200 tâmaras por cacho. 

As tâmaras frescas são classificadas em três categorias de acordo com a umidade de seu conteúdo: macia, semimacia e seca. A maioria das tâmaras existentes é semimacia e vendida fresca; as secas, depois que parte de sua umidade foi evaporada, também são vendidas. 

Com 60 a 70% do seu peso proveniente de açúcar, as tâmaras são umas das frutas mais doces que existem. Meia xícara (que corresponde a aproximadamente 12 tâmaras de tamanho médio) tem cerca de 275 calorias – muito mais que a maioria das frutas. As tâmaras são ricas em potássio: 12 tâmaras fornecem 650 mg, muito mais do que a mesma quantidade de outros alimentos ricos em potássio, como a banana e a laranja. Doze tâmaras também fornecem quase 10% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de ferro, niacina e vitamina B6, bem como 6 g de fibras. Entretanto, as tâmaras praticamente não têm vitamina C. 

A tâmara contém tiramina, um composto orgânico encontrado em queijos envelhecidos, algumas carnes processadas, vinho tinto e outros produtos. As pessoas que estiverem tomando inibidores de monoaminoxidase (MAO) para tratar de depressão devem evitar tâmaras, por que a tiramina pode interagir com essas drogas e produzir um aumento perigoso da pressão arterial. Em algumas pessoas, a tiramina também pode desencadear crises de enxaqueca. 

Após comer tâmaras, é muito importante escovar os dentes. Tanto as frutas frescas como secas são grudentas e, devido ao seu alto teor de açúcar, podem provocar cáries. Portanto, é muito importante eliminar todos os resíduos que possam ficar grudados nos dentes. 

Fonte: Poder das Frutas / Wikipédia 


Banda da semana...Titãs


Titãs é uma banda de rock brasileira formada em São Paulo na década de 80. Ativa há mais de 25 anos, tornou-se uma das mais famosas do Rock, ao lado de Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Ira! e entre outras.

Algumas de suas músicas de maior sucesso são Sonífera Ilha, Flores, Polícia, Comida, Marvin e Epitáfio. Em toda a carreira, foram vendidos cerca de 4,5 milhões de discos.

A maioria dos integrantes da banda se conheceu no Colégio Equipe, em São Paulo, no final da década de 1970 e, a partir de uma apresentação no próprio colégio, no ano de 1981, passaram a fazer shows em várias casas noturnas da cidade.

A primeira formação contava com nove integrantes — Arnaldo Antunes , Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung. Além da quantidade exagerada de vocalistas no palco (seis ao todo), a banda, que na época se chamava Titãs do iê-iê, chamava a atenção por seu visual extravagante, que incluía penteados estranhos, maquiagens, ternos e gravatas de bolinhas.

Em 1984, sem Ciro Pessoa, a banda assinou contrato com a gravadora WEA para gravação do primeiro álbum, produzido por Pena Schimdt, que, apesar de modesta vendagem, colocou a banda nas rádios com o hit — "Sonífera Ilha" — e garantiu aos Titãs as primeiras aparições na TV em programas famosos da época, como Clube do Bolina, Raul Gil e Cassino do Chacrinha.

Em 1985, com Charles Gavin no lugar de André Jung na bateria (Jung hoje é baterista da banda Ira!), ocorreu o lançamento do álbum "Televisão", produzido por Lulu Santos, com arranjos um pouco melhores do que os do disco anterior. As vendas foram modestas, mas a banda bando ganhou espaço e qualidade.

Os oito músicos nas apresentações televisivas destoavam entre si, tanto no figurino como na maneira como dançavam, mas isso não impedia a qualidade das músicas com letras inocentes, apenas faltava algo que estava preso e que precisava explodir.

Em novembro de 1985, Tony Belotto e Arnaldo Antunes foram presos (o primeiro por porte e o segundo por porte e tráfico de heroína). Belotto foi libertado sob fiança mas Arnaldo Antunes permaneceu atrás das grades por mais tempo.

O episódio teve um grande impacto na banda. Ofertas de shows escassearam e os Titãs perderam sua aura de "inocência" diante da mídia.

Mas em junho de 1986 a banda finalmente encontrou seu caminho, e respondeu com "Cabeça Dinossauro", álbum que trouxe um novo Titãs, que é considerado o melhor da Banda, e segundo muitos, o melhor do rock brasileiro de todos os tempos.

As faixas tinham ritmos pesados, com influência punk e letras contundentes que não poupavam as instituições da sociedade brasileira ("Estado violência", "Polícia", "Igreja", "Família").

Mesmo que as emissoras se recusassem a tocar as músicas de "Cabeça Dinossauro", o disco ganhou paulatinamente o público. Após um começo de turnê desapontador (shows para 30 ou menos pessoas), as apresentações cada vez mais agressivas, dispensando-se o apelo pop de outrora, passaram a atrair milhares de pessoas, algumas até se tornaram lendárias, como o do Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.

O marketing espontâneo não demorou muito e, por fim, os Titãs ganharam seu primeiro disco de ouro. Sem outra alternativa, as emissoras tiveram que aceitar as músicas, e algumas se deram ao luxo de tocar inclusive as faixas censuradas, como "Bichos Escrotos", mesmo que tivessem que pagar multas.

"Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", lançado no final de 1987, continuou o trabalho do álbum anterior em faixas como "Nome aos Bois", "Lugar Nenhum" e "Desordem", porém acrescentou um toque de modernidade ao utilizar samplers, uma novidade na época, em faixas como "Corações e Mentes", "Comida" e "Diversão".

Após algumas apresentações internacionais, a banda gravou ao vivo uma seleção de músicas antigas e lançou o álbum "Go Back", em 1988.

O produtor Liminha sempre foi um parceiro importante da banda desde "Cabeça Dinossauro" e esta parceria chegou ao auge em "Õ Blésq Blom", uma das produções mais populares até então.

Entre as músicas de destaque trazia "Miséria", "Flores", "O Pulso" e "32 Dentes". Um dos destaques curiosos deste trabalho foi a participação especial do casal de repentistas pernambucanos "Mauro e Quitéria", descobertos pela banda numa praia de Recife.

Lançado em 1991, na baixa do mercado fonográfico brasileiro oriunda da crise econômica do governo Fernando Collor de Mello, "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" foi um baque para os críticos, defensores incondicionais da banda.

O disco marca uma retomada da estética de "Cabeça Dinossauro", no entanto mais cru, com mixagem irregular e canções escatológicas. Num arroubo de confiança, os próprios integrantes produziram o disco e o fracasso comercial do trabalho foi possivelmente o estopim para a saída de Arnaldo Antunes, que passou a se dedicar a uma carreira solo.

"Titanomaquia" de 1993 continuou o trabalho anterior, com uma instrumentação "pesada" e letras escatológicas, mas com a novidade de contar com a produção de Jack Endino, produtor de bandas importantes como o Nirvana. A mídia se mostrou mais receptiva, mas as vendagens continuaram modestas.

Em 1995 o Titãs se separou, e durante um ano vários integrantes aproveitaram para produzir trabalhos solo, tocar com outras bandas, ou mesmo para se aventurar por outros tipos de atividade, como foi o caso de Tony Belotto, que publicou o seu primeiro livro.

Ao lançar Domingo no final de 1995, a banda assumiu definitivamente sua vocação pop e sua popularidade alcançou um segundo ápice no trabalho comemorativo de 15 anos, o Acústico MTV, que vendeu 1,7 milhões de cópias, seguido de Volume Dois, no mesmo formato do Acústico, 800 mil cópias vendidas. A gravação de covers de outros artistas em As Dez Mais apesar de suas 400 mil cópias vendidas representou um ponto baixo em termos artísticos, com a crítica reavivando sua virulência dos tempos de Tudo Ao Mesmo Tempo Agora. A banda resolveu fazer um segundo intervalo sabático em 2000.

Em 11 de Junho de 2001 o guitarrista Marcello Fromer foi atropelado por uma moto em São Paulo e morreu dois dias depois. Foi um duro golpe para a banda, que iniciaria no dia seguinte a gravação de mais um trabalho. A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana foi lançado no fim de 2001 e trouxe "Epitáfio" como destaque, canção que poderia representar o momento vivido pela banda, que, após perder Marcello Fromer, viu a saída do baixista e vocalista Nando Reis, interessado em investir em sua carreira solo.

Apesar dos reveses, com o lançamento de Como Estão Vocês? no final de 2003, os Titãs mantiveram a estética de seus últimos discos, apostando em baladas e mensagens de auto-ajuda, por um lado mantendo uma sólida legião de fãs adolescentes, por outro ocasionando a rejeição de seus fãs mais antigos.

A mídia já há uma década considera a banda como uma espécie de "dinossauro" do pop rock brasileiro, desprovida de maior relevância artística.

Recentemente, em 2005, lança o segundo disco ao vivo de sua história, e o primeiro gravado no Brasil, "MTV Ao Vivo", com algumas musicas dos 25 anos de história da banda e com as inéditas "Vossa Excelência", "Anjo Exterminador" e "O Inferno São Os Outros".

É inegável que os Titãs, graças a seus discos clássicos da segunda metade dos anos 1980, têm lugar de destaque na história da música popular brasileira da segunda metade do século XX, bem como continuam influenciando bandas contemporâneas.

Jovens artistas brasileiros que se destacam por seu conteúdo "engajado" e letras "inconformistas" são também corriqueiramente associados aos Titãs, principalmente da fase Cabeça Dinossauro. 

Fiquem agora com uma das minhas preferidas “Vossa Excelência”. Grande abraço e até semana que vem. 


Long Live, Rock’n Roll \o/ 





2 comentários:

  1. Bom dia meninas, hoje além de vir conferir a dica do dia eu vim também informar que eu indiquei vocês para participarem de uma Tag, informações aqui http://solpatisserie.blogspot.fr/2013/02/gentileza-tag-da-minda.html, espero que gostem e participem.
    Um ótimo início de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sol

      Já vou conferir...muito obrigada por nos indicar!!!
      Adoro suas receitas e sempre fico de olho na sua fanpage do Facebook.

      Beijocas!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes