6 de setembro de 2012

Independência ou Morte

Google Imagens
Chegamos a mais um 7 de setembro, há 190 anos o príncipe regente Dom Pedro de Alcântara proclamou a independência, libertando a colônia brasileira de Portugal. Isso aprendemos desde cedo na escola. Quando eu freqüentava os bancos escolares, essa era a semana da Pátria, usávamos um lacinho verde e amarelo preso ao uniforme escolar, riscávamos as páginas do caderno com dois traços – um verde e outro amarelo. Havia muita festa, com jograis, cartazes e até peças teatrais sobre o tema.

O que não aprendíamos eram os reais motivos desse evento, que o grito do Ipiranga não foi uma reação emotiva e impulsiva do futuro imperador, e tão pouco foi uma cena tão romântica e heróica como o quadro de Pedro Américo perpetuou.

Comemorar o que então na próxima sexta-feira? Mais um feriado prolongado? Ou devemos festejar o fato de sermos uma Nação livre e soberana? Devemos passar o dia em um desfile comemorativo ou em um churrasco com amigos? O que nos faria mais brasileiros, mais conscientes e soberanos? Para mim nenhuma das opções citadas. Não será um dia no ano que nos fará mais ou menos brasileiros.

Precisamos a cada dia do ano agir como patriotas, fiscalizando o uso das verbas públicas, o trabalho das autoridades do legislativo, executivo e judiciário. Esquecendo de vez aquele “jeitinho brasileiro”, que nos permite as pequenas corrupções cotidianas. Podemos também, aplicar mais o conceito de cidadania, não sujando as ruas, não estacionando em locais proibidos ou em vagas especiais. Os pais poderiam acompanhar bem de pertinho a qualidade da educação pública oferecida a seus filhos, e também observarem seus filhos mais de perto, para oferecer-lhes um lar mais estruturado e quem sabe assim, nossos jovens tivessem objetivos mais construtivos.

Ser patriota não deveria estar fora de moda, mas também não deveria ser apenas um motivo para mais um feriado. Deveríamos cuidar mais de nosso país, para que ele se transforme em uma verdadeira Nação que cuida de seus filhos com amor e dignidade.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes