17 de maio de 2012

Kizomba, Festa da Raça

Google Imagens
No 13 de maio comemorou-se o dia da libertação dos escravos. O movimento negro brasileiro não reconhece essa data como sendo a mais importante de nossa história, isso porque sabemos que a lei Áurea não foi assinada por um gesto de plena generosidade da princesa Isabel.

Desde o primeiro ato de insubordinação de um escravo a luta pela liberdade começou. Posso citar alguns exemplos de movimentos que ocorreram na história do Brasil, em que os negros participaram lutando por sua liberdade.

Cabanagem (1835 -1840) Grão-Pará, negros, índio e mestiços, se uniram para lutar contra o estado de escravidão e miséria que viviam. Balaiada (1838-1841) Maranhão, a participação dos negros se deu pela luta por sua liberdade. Guerra do Paraguai (1864 – 1870), um grande contingente de escravos e ex-escravos lutou nessa guerra pela promessa do fim da escravidão. Quilombos eram comunidades livres criadas pelos escravos que fugiam do cativeiro, o mais famoso foi o de Palmares, que viveu o ápice de sua história em meados do século XVII, e seu último líder Zumbi tornou-se a figura símbolo do movimento negro brasileiro.

Um dos principais motivos que levaram a assinatura da lei que libertou os escravos foi a pressão externa, vinda principalmente da Inglaterra, que tinha ambições comerciais em nosso território. A liberdade foi “concedida”, mas nenhuma política de integração social foi realizada. Os recém libertos continuavam sendo vistos pela outra parte da sociedade como seres inferiores e indignos de sua convivência.

Sem trabalho e principalmente, sem uma remuneração para que pudessem se sustentar, e ainda sem a permissão para viverem suas crenças e cultura, os negros foram privados de direitos fundamentais, como moradia, educação e saúde.

Ainda hoje lutamos pela liberdade do direito a igualdade. Muitas coisas mudaram, melhoraram, mas ainda há muito por conquistar. Através dessa luta é que diariamente realizamos nossa Kizomba, e como escreveu Martinho da Vila, gritamos: valeu Zumbi!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes