9 de abril de 2012

Segunda Saudável: Jiló

Google Imagens
O jiló, também referido como jinjilo em algumas regiões do Brasil, é um fruto tropical de casca fina brilhante, com formato redondo a ovóide e de coloração predominantemente esverdeada, pertencente a uma espécie de planta herbácea, anual, cujo nome científico é Solanum gilo. Esta planta que pode atingir até um metro e meio de altura, comumente chamada de jiloeiro é provavelmente originária da África e foi trazida para o Brasil com o comércio de escravos.

Da família das Solanáceas da qual fazem parte duas mil espécies, entre elas a batata, o tomate e algumas espécies venenosas, o jiló é destaque por conter um sabor extremamente amargo, porém muito apreciado na culinária brasileira pelo seu paladar e por suas propriedades digestivas. Ele é muito consumido cozido, frito, grelhado e também como ingrediente de várias receitas.

Além de ser um fruto exótico e com sabor marcante o jiló possui substâncias como os flavonóides, alcalóides e esteróides, que contribuem para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Os frutos contêm muita água em sua composição, mais de 90%, e possui baixíssimas quantidades calóricas, sendo recomendado em dietas de emagrecimento. Também é fonte de vitamina A, C, do complexo B e rico em minerais como o fósforo, cálcio e ferro. Além disto, o jiló é considerado um poderoso aliado no tratamento de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar.

O jiló é cultivado em várias regiões do Brasil, com destaque para região Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para que se desenvolva bem o jiloeiro necessita de um ambiente propício que contenha solos areno-argilosos que sejam bem drenados e preferem climas quentes, cuja temperatura esteja em torno de 26 a 28 graus Celsius. A propagação é feita através de sementes, sendo a colheita iniciada após 90 a 100 dias do plantio, podendo este tempo prolongar-se por mais de 100 dias, se as plantas apresentarem boa sanidade e vigor. Os frutos são colhidos, transportados e comercializados quando ainda estão imaturos.

Existem diversas variedades de jiló.No Brasil as mais comumente encontradas são a Morro Grande e Rei do Verde, onde os frutos são de formato redondo, e a Comprido Verde-claro e Tinguá, onde os frutos são de formato alongado. A Morro Grande possui um sabor mais amargo, se comparada com outras variedades, e é a cultivar predominante do mercado paulista.

Os jiloeiros estão susceptíveis aos ataques do ácaro vermelho (Tetranychus evansi) e do ácaro rajado (Tetranychus urticae), que são pragas agrícolas que causam grandes perdas. Além disto, os jiloeiros podem adquirir doenças como a antracnose e tombamento.

Fonte: InfoEscola / Som13

Banda da semana...Judas Priest!



Judas Priest é uma banda britânica de heavy metal que foi criada em meados de 1969, em Birmingham. O primeiro disco da banda, Rocka Rolla, foi lançado em 1974 pela Gull Records. A partir do disco Sin After Sin, o terceiro da banda, todos os seus trabalhos foram lançados pela Columbia/Sony até 1990. A banda vendeu cerca de 50 milhões de discos em 40 anos de existência, influenciando um número significativo de bandas de heavy metal e hard rock durante o processo. Podemos citar dentro dessas os mais diversos e diferentes grupos como Saxon, Slayer, Pantera, Accept, Iron Maiden, Metallica, Death, Kiss, Def Leppard, entre outros.

Adaptando peso, velocidade, melodia contagiante e roupas de cabedal com detalhes em metal, os Judas Priest fizeram história.

A banda Judas Priest pode ser considerada uma das precursoras do heavy metal moderno. Foi uma das mais influentes bandas de heavy metal dos anos 70 encabeçando a New Wave Of British Heavy Metal ou simplesmente NWOBHM (Nova Onda do Metal Britânico) no final da década de setenta. Tratou-se da primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath à velocidade de alguns grupos de rock como o Led Zeppelin, adicionaram uma frente de ataque com duas guitarras e também foram os responsáveis pela retirada do blues característico de grupos de hard rock britânico dos anos 70 formado pela tríade Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Foram também responsáveis pela adoção das roupas de couro com adereços de metal cromados e correntes advindos do punk rock entre os apreciadores de rock.

Curtam agora uma baladinha deles...”Before The Down”.


Grande abraço e até semana que vem. Long Live,Rock’n Roll \o/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes