22 de março de 2012

Abdias

Google Imagens
Comemorando mais um ilustre aniversariante do mês de março, hoje relembrarei Abdias Nascimento, que nasceu na cidade de Franca-SP, em 14 de março de 1914. Menino negro e de família muito humilde, cresceu livre brincando pelas fazendas da redondeza de sua cidade natal. Com muito sacrifício formou-se em economia pela USP em 1938, e dedicou sua vida a luta contra o racismo.

Pessoa de fortes ideais, mais do que combater o racismo com palavras, colocava-as em ação. Uma delas foi a criação do Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944, onde dirigiu vários textos com elenco de atores negros. Foi aí que ele e a atriz Léa Garcia se conheceram, se apaixonaram e foram viver juntos. Como já era uma figura muito visada, esse relacionamento rendeu-lhe uma acusação de abuso por ela ser menor de idade.

Entre os anos de 1945-46, organizou a Convenção Nacional do Negro, de onde surgiu a primeira intenção de criminalização contra o racismo. A proposta de lei não foi aprovada e Abdias resolveu então participar mais ativamente da política brasileira e em 1946 foi um dos fundadores do PTB (Partido dos Trabalhadores Brasileiro).

Em 1968, como aconteceu com tantos brasileiros, foi obrigado a deixar o país. Foi para os Estados Unidos e devido ao seu trabalho em defesa da cultura negra, viajou, durante a década de 1970, para muitos países participando de grandes eventos sobre o tema.

Ao regressar ao Brasil, continuou seu trabalho e em 1983 tornou-se o primeiro parlamentar negro brasileiro, ao tornar-se deputado federal pelo PDT do Rio de Janeiro destacando-se muito como defensor dos direitos humanos e civis.

Até o fim de seus dias em 2011, Abdias Nascimento produziu grandes trabalhos sobre a cultura e recebeu inúmeros prêmios no Brasil e em vários países do mundo em reconhecimento ao seu talento e dedicação. Seu corpo foi cremado e hoje, para atender seu desejo, suas cinzas estão espalhadas pelo Serra da Barriga, em Alagoas. Local símbolo da luta do negro pela liberdade: o Quilombo de Palmares.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes