20 de fevereiro de 2012

Segunda Saudável: Inhame

Google Imagens
O inhame foi introduzido no Brasil, vindo da África, no século XVI. Seu nome, registrado na carta de Pero Vaz de Caminha, parece provir de nham, onomatopéia do ato de comer que teria sido usada entre portugueses e bantos em seus primeiros contatos.

Planta herbácea da família das aráceas, a mesma dos antúrios, tinhorões e filodendros, o inhame (Colocasia esculenta) se cultiva em regiões tropicais de todo o mundo por seus rizomas tuberosos, que constituem alimento nutritivo. Ricos em amido e de sabor agradável quando bem cozidos com sal, tornaram-se comuns na cozinha brasileira, sobretudo no interior do país, onde é frequente o hábito de comê-los com açúcar, melado ou mel de abelhas, como sobremesa.Na culinária ainda, o inhame é muito empregado em sopas e pratos quentes. O tubérculo pode servir como uma alternativa à batata, podendo ser usado no preparo de purês, por exemplo. Os maiores produtores mundiais de inhame são: Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Camarões e Togo.

O inhame se planta em brejos ou outros terrenos com alto teor de umidade e forma touceiras densas a partir de um só rizoma usado para multiplicação. O processo é simples e tem mais possibilidades de êxito quando o rizoma já apresenta olhos ou gemas bem formados e é posto em cova rasa na época de brotação ativa que antecede de perto a primavera. Há numerosas variedades de inhame, algumas de polpa colorida, em geral amarela ou avermelhada, mas só as de polpa branca acham-se comumente em cultivo no Brasil.

É frequente que se confundam os pés de inhame com os de taioba (Xanthosoma brasiliense), arácea nativa da América e da qual se comem as folhas. De fato as folhas das duas plantas se parecem, mas nas de inhame as nervuras são quase roxas, enquanto nas de taioba elas se mantêm verdes. A mesma variação de cor, maneira prática de distinguir as duas plantas, costuma ocorrer entre seus longos pecíolos.

No Norte do Brasil e em outros países o nome inhame (inglês yam, espanhol ñame) é dado a uma planta muito diferente, conhecida no centro-sul brasileiro como cará, da família das dioscoreáceas.

Valor nutricional: além das vitaminas A, C e as do complexo B, nessa raiz encontramos também considerável índice de hidratos de carbono, além de pequena quantidade de protreínas e gorduras. Entre os minerais, o cálcio, o ferro, o fósforo e o cobre. Este último atua na formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele.

O tubérculo também é um poderoso depurativo do sangue, fazendo com que muitas impurezas do sangue saiam através da pele, rins e intestinos. O mesmo ainda é indicado na prevenção da malária, dengue e febre amarela.

Calorias por 100g: (unidade média, sem casca 66,8kcal.

Fonte: Portal EmDiv / Wikipédia


Banda da semana...Iron Maiden!


Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome "Iron Maiden" ("donzela de ferro"), homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.

Com mais de três décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 85 milhões de álbuns registrados em todo o mundo.Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. Eles são citados como influência por bandas como Pantera, Sepultura, Anthrax, Angra, Metallica, Helloween, Death, Megadeth, Dream Theater, Blind Guardian, Mystery,Slayer entre muitos outros.

A música do Iron Maiden no geral mescla o peso do heavy metal com a velocidade do punk rock. O som é baseado em riffs de guitarra e linhas de baixo galopantes, com notas rápidas em sucessão. Muitas canções são longas e possuem diversas mudanças de estilo na música, com um casamento entre letra e instrumental.

O Iron Maiden quase nunca canta sobre drogas, sexo, bebida ou mulheres. As letras das músicas da banda, diferentes das outras bandas de Heavy metal, são baseadas em literatura ("Brave New World" é baseada em Admirável Mundo Novo, "Flight of Icarus" no mito de Ícaro, "Rime of the Ancient Mariner" no poema homônimo), cinema ("Where Eagles Dare" vem de Desafio das Águias) e em fatos históricos ("Powerslave" é baseada nos Faraós), principalmente batalhas - "Run to the Hills" na guerra dos colonos americanos com os Sioux, "The Trooper" na Batalha de Balaclava, "Paschendale" na Primeira Guerra Mundial, "Aces High" e "The Longest Day" na Segunda Guerra Mundial.

Outro aspecto conhecido da banda é o mascote Eddie, que estampa a capa de todos os discos de estúdio e aparece nas perfomances ao vivo.

Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood.Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy por "El Dorado".A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos, assim, sendo considerada pela MTV a 4ª maior banda de heavy metal de todos os tempos.

O Maiden já encabeçou diversos grandes eventos, entre eles Rock in Rio, Monsters of Rock em Donington, Ozzfest, Wacken Open Air, Gods of Metal, Lollapalooza, Download Festival e os Festivais de Reading e Leeds.

Algumas curiosidade sobre o vocalista Bruce Dickinson

Um homem multi, essa seria a melhor definição para o britânico Paul Bruce Dickinson. Piloto de avião(ele pilota o próprio avião da banda nas turnês pelo mundo – o Ed Force One – um Boeing 757), historiador, expert em tecnologia ferroviária, além de ser o vocalista da maior banda de heavy metal em atividade, o Iron Maiden, o carismático Bruce Dickinson veio ao mundo para fazer a diferença. Antes de torna-se conhecido mundialmente, Bruce se interessava por esportes na época da escola, por ser considerado baixo (tem 1,70m), ele encontrou na esgrima sua forma de descarregar toda sua bravura. Em 1973, aos 15 anos, o rock star foi convidado para ser capitão de sua equipe de esgrima, mas recusou - nessa época, só queria saber de beber nos pubs e xavecar a mulherada.

Em 1980, já na pegada rock and roll, Dikinson estreou na carreira musical como vocalista da banda de hard rock Samson. Ele permaneceu no posto até 1982, quando foi convidado pelo baixista e líder do Iron Maiden, Steve Harris, para assumir os vocais no lugar de Paul Di´Anno, afastado do Maiden por problemas com drogas e álcool. Com o LP The Number Of The Beast, colocou o Iron na rota de shows internacionais, sendo aclamado principalmente nos Estados Unidos.

Já venderam mais de 90 milhões de discos.

Curtam agora uma das minha favoritas...”Westing Love”.


Grande abraço e até semana que vem. Long Live, Rock n’ Roll \o/


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes