2 de fevereiro de 2012

Por Debaixo dos Panos

Google Imagens
Um prédio desmoronou no Rio de Janeiro levando vidas e outros dois prédios. Ao que tudo indica, isso aconteceu devido a reformas que estavam sendo irregularmente realizadas em um dos andares. Agora, como sempre, todos tentam se esquivar das responsabilidades, o proprietário diz que informou o síndico do prédio da reforma, e mesmo sem a avaliação técnica de um engenheiro, a obra teria sido aprovada. O advogado que representa o síndico por sua vez nega.

Odeio dizer isso, mas em um país sério qualquer obra por menor que seja não tem início se todos os profissionais envolvidos não derem seu aval. Não se faz gambiarras, não há o jeitinho e tão pouco o “depois te entrego o laudo”. A fiscalização e as multas nesses países são pesadas. Mas aqui, como sempre, a inconseqüência determina comportamentos. Não é porque outras reformas em outros andares foram realizadas, que seria possível realizar essa apenas copiando o que foi feito antes.

A irresponsabilidade dos executores foi total, acredito que o síndico do prédio também foi irresponsável, pois se ele chegou a pedir os documentos necessários e os mesmos não lhes foram entregues, a obra não poderia ser autorizada. Ele, como síndico, deveria tê-las paralisado assim que começaram.

O poder público então, parece que tenta se superar a cada novo acontecimento, demonstrando incompetência e o descaso com a população. Agora a prefeitura da cidade maravilhosa pretende exigir apresentação de laudos técnicos sobre as condições dos prédios da cidade. Um momento cara pálida: isso não deveria acontecer normalmente?! Onde está a fiscalização? As taxas a serem pagas são exigidas, mas e a segurança? A qualidade técnica do projeto e dos profissionais que o assinam? Mais uma vez foi preciso que uma tragédia acontecesse para que as autoridades se manifestassem. As normas e regras existem para nossa segurança e bem estar, precisamos junto com as autoridades, deixar de dar um jeitinho, fazendo as coisas por debaixo dos panos!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes