19 de setembro de 2011

Segunda Saudável: Brócolis

De origem européia, os brócolis são cultivados há muito tempo, desde a época do Império Romano, sendo considerado um valioso alimento. Hoje, é cultivado em várias regiões do mundo. Porém, os brócolis se adaptam melhor em climas frios e se desenvolvem bem quando expostos a uma temperatura que esteja em torno de 18 a 23 graus Celsius. A China é o maior produtor mundial de brócolis (Só em 2008 produziu 8.585.000 toneladas).

Podemos descrever o brócolis como sendo uma planta herbácea, bienal e perene. Suas folhas possuem limbo lobado na base e bordas onduladas e suas flores são imperfeitas, com formato semelhante à de um sino, todas reunidas em uma inflorescência do tipo capítulo. O tamanho dos botões florais é variável e possuem colorações encontradas do verde-escuro ao verde-arroxeado. Tanto as folhas, as flores e os pedúnculos florais dos brócolis podem ser consumidos e destacam-se como sendo poderosas fontes de nutrientes.

Quando colhidos, não deve ser demorado o seu consumo, pois os brócolis têm uma curta vida pós-colheita e várias alterações em seu sabor, aroma e coloração ocorrem.

Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal).

Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam que o consumo diário de brócolis evita doenças do coração, evita úlceras e gastrites.

Os brócolis são consumidos de variadas maneiras. É muito apreciado cru em saladas, como também cozidos, grelhados e como um ingrediente de várias receitas, tais como suflês, sopas, tortas, bolos e refogados. Quando cozidos em excesso os brócolis perdem grande parte de seus nutrientes e sua textura também é alterada. O ideal é cozinhá-los em vapor ou em panela tampada contendo pouca água, por pouco tempo. Assim manterá todas as suas propriedades benéficas a saúde. Os brócolis são alimentos muito perecíveis e, portanto devem ser guardados em sacos plásticos e mantidos sob refrigeração (geladeira) por no máximo uma semana.

Uma das pragas mais comuns que atacam os brócolis é a traça-das-crucíferas, cujo nome científico é Plutella xylostella. Estas pragas alimentam-se da cabeça dos brócolis, fazendo furos em seus botões florais. Os brócolis estão mais susceptíveis aos ataques destas pragas agrícolas principalmente em épocas quentes e secas do ano. O controle é feito através do uso de inseticidas.

Fonte:Wikipédia/Info Escola

Artista da semana...Bob Dylan!!! \o/


Antes de tudo é preciso dizer que sem Bob Dylan toda a música pop seria bem diferente. Bob foi bem mais que "a voz de protesto dos anos 60", rótulo com o qual nunca se sentiu confortável. E suas lições foram aprendidas por muitos. John Lennon, David Bowie, Bruce Springsteen, praticamente todos os "cantores e compositores" surgidos depois dos anos 70, Patti Smith, U2, todo o povo do country-alternativo e brasileiros como Raul Seixas, Caetano Veloso e Renato Russo não seriam os mesmos sem ele. Pode-se dizer que não existe um, mas vários Dylans. Não à toa a cine-biografia "Eu não estou Lá", conta com vários atores fazendo o papel principal.

Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman)é um cantor e compositor norte-americano,nascido no estado de Minnesota, em 24 de maio de 1941,neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie.

O cantor lançou seu primeiro disco em 1962. Com um repertório basicamente de covers ele não vendeu quase nada, apesar das expectativas. Tudo mudou no ano seguinte com "The Freewheelin' Bob Dylan". Com A Hard Rain's are Gonna Fall e Blowin' in the Wind esse foi o primeiro de uma série de álbuns clássicos que o tornariam um dos maiores compositores dos nossos tempos.

Bob Dylan foi escolhido pela revista Rolling Stone, como o 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles e uma de suas principais canções, "Like a Rolling Stone", foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970.

Bob Dylan também pinta e desenha tendo lançado um livro de desenhos "Drawn Blank" em 1994,fez a sua primeira exposição denominada "The Drawn Blank Series" no Museu Kunstsammlungen em Chemnitz (Alemanha) (onde há obras de Munch e Picasso) entre Outubro de 2007 e 3 de Fevereiro de 2008 com 175 aquarelas e guaches.

Dylan escreveu o livro Tarântula em 1966, mas só foi publicado em 1971. No Brasil, o livro foi publicado em 1986 pela Editora Brasiliense (Coleção Circo de Letras) com tradução de Paulo Henriques Britto. Foi publicado em Portugal em 2007. No Brasil também foi, em 2005, lançada sua auto biografia "Crônicas Vol I",com a tradução de Lúcia Brito.

Hoje aos 70 anos,34 albuns de estúdio,10 álbuns ao vivo,10 coletânias,totalizando mais de 100 milhões de discos vendidos, alguns dos mais importantes prêmios do mundo, como o Grammy e o Oscar, uma coleção de hits,trilhas sonoras de filmes e séries e uma carreira que já dura mais de cinco décadas: este é Bob Dylan.

Fonte: Wikipédia

Curtam agora Like a Rolling Stone, um clássico que em 2004, a revista Rolling Stone nomeou a melhor canção de todos os tempos.


Grande abraço e até semana que vem!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes