12 de setembro de 2011

Segunda Saudável: Beterraba

A beterraba selvagem, antecessora daquela que hoje conhecemos, teve origem no norte de África, no período da pré-história, e cresceu de forma bravia ao longo das costas Asiática e Européia.

Os Romanos foram os primeiros a cultivar a beterraba para usar a raiz como alimento. As tribos que invadiram Roma foram responsáveis pela disseminação da beterraba ao longo do norte da Europa.

O interesse pela beterraba cresceu no século XIX quando foi descoberto que era uma fonte de açúcar, tendo surgido a primeira fábrica de açúcar na Polônia. Hoje em dia, os principais produtores de beterraba incluem os Estados Unidos, Rússia, França, Polônia e Alemanha.

Atualmente, além do consumo da raiz, também as folhas da beterraba são consumidas. Podem ser cozidas e servidas como o espinafre ou a acelga.

A cor forte da beterraba é conferida pela presença de antocianinas. Antocianinas são pigmentos fenólicos ligados a açúcares que conferem às flores e alguns frutos suas cores características (além da beterraba, são exemplo as cerejas, a ameixa, a couve roxa). Tal como outros fenóis naturais as antocianinas são potentes antioxidantes e no organismo combatem os radicais livres e espécies reativas do oxigênio. Devido à presença deste pigmento, é natural que depois do consumo de beterraba as fezes e urina possam ficar rosadas.

Informação nutricional

A beterraba tem um valor energético muito baixo,apenas 18 kcal,cada 100 g. O seu conteúdo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos é também baixo. Relativamente às vitaminas e minerais, destacam-se o ácido fólico, a vitamina C bem como o potássio.

Benefícios

O ácido fólico é importante para a divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, auxilia o sistema imunitário e, ainda, previne malformações no feto, razão pela qual é importante a sua ingestão durante a gravidez.

A vitamina C promove a resistência a infecções, participa como coenzima ou cofactor em inúmeras reacções no nosso organismo além de ser um importante antioxidante, ajudando a proteger contra danos nas células e tecidos.

Como comprar e conservar

Escolha as beterrabas pequenas ou de tamanho médio. Prefira as que se apresentarem carnudas, firmes, sem fendas e de cor intensa. As beterrabas menores, mais novas, tendem a ser mais macias, sendo por vezes desnecessário descascar depois de cozinhadas.

Evite as beterrabas que têm buracos, ou amolgadelas, que estejam moles ou se apresentem molhadas, uma vez que todos estes são indícios de deterioração.

Caso se encontrem enrugadas ou balofas devem ser igualmente evitadas porque estes são sinais que as raízes estão envelhecidas e fibrosas.

Caso deseje ingerir as folhas, escolha as que lhe parecem mais frescas, que apresentam textura macia e cor verde viva.

Armazene as beterrabas sem lavar, onde se manterão por duas a quatro semanas. Corte as folhas e as hastes (não na totalidade) para que a humidade não seja afastada da raiz e evitando também o "sangramento" da mesma. Armazene as folhas sem lavar, num saco plástico separado, onde se manterão frescas por um período de, aproximadamente, quatro dias.

As beterrabas cruas não se devem congelar uma vez que tendem a ficar moles após o descongelamento. Congelar beterrabas cozidas é uma boa opção uma vez que retêm o seu sabor e textura.

Fonte: Wikipédia

Artista da semana...Bruce Springsteen! \o/


Bruce Frederick Joseph Springsteen (Long Branch, 23 de setembro de 1949) é um influente cantor, compositor, violonista e guitarrista dos Estados Unidos. Viveu a sua infância e juventude em Freehold. Em sua carreira, iniciada em 1969, Bruce já recebeu vários prêmios importantes como quinze Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.

Bruce, em suas letras, deixa evidenciado seu patriotismo, e é uma espécie de porta-voz dos trabalhadores, muitas vezes mencionados em suas canções. O álbum Born to Run está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

O artista também participou da música "We Are the World", uma parceria de 45 cantores que tinha o objetivo de arrecadar fundos para o combate da fome na África, escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. Os 45 astros formaram o grupo USA for Africa.

Primeiro grande artista a tratar do 11 de setembro em seus trabalhos. Hoje com 61 anos, na ativa ainda, são 42 anos de carreira, 17 álbuns de estúdio, 17 álbuns ao vivo, 6 coletânias, alguns dvd’s e várias musicas em trilhas sonoras de filmes e séries...são mais de 130 milhões de discos vendidos. Esse é o “The Boss”, como é conhecido, uma das mais potentes e influentes vozes do rock e folk americano.

Curtam agora a clássica “Streets of Philadelphia”...grande abraço e até semana que vem!


Long Live, Rock´n Roll \o/


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes