29 de setembro de 2011

Que País É Esse?

Na última sexta-feira começou o Rock in Rio, esse evento que possui dimensões internacionais, faz com que todas as pessoas do mundo que gostam desse estilo musical voltem seus olhos e ouvidos para o Brasil.

Considero ser esse um pré-teste para os grandes eventos que estão por vir: Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. A abertura foi um espetáculo fantástico, com direito a Orquestra Sinfônica Brasileira e Milton Nascimento em uma homenagem ao cantor Freddy Mercury que protagonizou um dos momentos ontológicos da história desse festival ao reger um público de milhares de pessoas.

Mas, parafraseando o também inesquecível Renato Russo “festa boa com gente esquisita”, só na primeira noite foram registradas mais de cinqüenta ocorrências policiais, o transporte público e até os pré-contratados falharam e muitas pessoas, mesmo com ingresso em mãos, perderam o espetáculo da abertura.

Estes são problemas que não deveriam ocorrer em grandes eventos como esse, e fico pensando como serão os próximos? Será que os organizadores desses eventos darão conta de tamanho desafio? Infelizmente a resposta ainda é uma incógnita muito preocupante.

Voltando à festa, assisti uma parte do show do Capital inicial pela TV, e um detalhe me chamou a atenção durante a apresentação da música “Que país esse?”. Mais uma vez o público respondia a essa pergunta durante o refrão com a expressão “é a porra do Brasil!”.

Nesse momento, assistindo aquele mar de gente gritando essa frase para todos os olhos e ouvidos do mundo que os assistia, tive mais uma vez a sensação de que uma imagem negativa do Brasil era transmitida para o mundo.

Não nego todos os nossos problemas, mas também queria que aquele mar de gente tivesse o mesmo fôlego para lutar pelas melhorias que precisamos. Que não votassem por brincadeira e que não esquecessem em quem votaram, por exemplo, e principalmente, que um mar de gente não fosse adapto do “jeitinho brasileiro”. Quem sabe assim, a resposta para esse refrão poderia ser outra.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes