8 de setembro de 2011

O dia em que a Terra parou

Os atentados de 11 de setembro completarão 10 anos no próximo domingo. Impossível deixar essa data passar em branco. Esse dia marcou uma mudança de período histórico assim como a Queda da Bastilha marcou a passagem da Idade Moderna para Contemporânea.

O ataque às Torres Gêmeas causou uma enorme comoção, a nação mais poderosa do mundo que sempre fora considerada uma fortaleza intransponível, sucumbia diante do terror. Todos os noticiários voltaram-se para os atentados e a dramaticidade aplicada ao fato fez parecer que nunca houvera uma ação terrorista tão hedionda.

Parto da premissa de que qualquer ação terrorista é hedionda, ocorra ela onde e quando for. Aviões foram sequestrados e derrubados em várias partes do mundo. Atletas olímpicos foram assassinados, crianças choravam ao som de explosões quando seus pais heroicamente tentavam levá-las à escola.

Não nego a bestialidade dos ataques de 11 de setembro e tão pouco deixo de lamentar por suas vítimas, mas considero que alguns pontos foram expostos de maneira exagerada, como se nenhuma outra nação tivesse sofrido antes.

O impacto maior, a meu ver foi que de repente a “ficha caiu”, e todos nós pudemos perceber que não há uma nação intransponível, por mais poderosa que ela seja. Portanto, nenhuma nação deveria portar-se como senhora absoluta entre todas as outras, impelido seus dogmas e interesses sobre as demais. Agindo como o “xerife” do mundo.

Tão pouco acredito que ações terroristas sejam respostas adequadas, mas não coloco em um ranking qual ação foi a mais importante ou quem sofreu mais. Todas as famílias que perderam um ente querido durante um atentado sofreu muito. Todos os que sobreviveram, ficaram igualmente traumatizados, e todas as pessoas que cultivam o mínimo respeito pela vida humana ficaram chocadas.

Em 11 de setembro de 2011 a Terra parou, mas essa mesma Terra já sangrou e continua sangrando diante de todas as atrocidades cometidas pelo poder e são os filhos dessa Terra quem paga a conta. Até quando?


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes